Crie um Scratch Day
Scratch Days inspiram pessoas a criarem e compartilharem projetos criativos. Eles podem ser grandiosos ou simples, para iniciantes e para Scratchers mais experientes.
Você pode organizar o próprio evento em qualquer lugar onde as pessoas puderem se encontrar, por exemplo na escola, biblioteca, museu, empresa, ou até mesmo em casa. Use os recursos abaixo para começar o planejamento.
Ideias de atividades para o Scratch Day
• Introdução ao Scratch Aprenda os princípios do Scratch, crie seu primeiro projeto e compartilhe-o com a comunidade com a ajuda do tutorial de introdução. • ScratchJr Experimente o aplicativo ScratchJr, no qual pais e filhos podem trabalhar juntos para criar suas próprias histórias e jogos interativos. Oficinas de projetos Misture e associe estas atividades para usar em seu Scratch Day. • Anime seu nome Dê vida ao seu nome! Anime as letras de um nome, iniciais ou palavra favorita. • Dance, Dance, Dance Anime suas cenas favoritas de um livro, filme ou peça teatral. • Anime uma forma Dê vida a formas geométricas simples usando efeitos de animação, cor e som. • Crie um bichinho de estimação virtual Programe seu próprio bichinho de estimação virtual com sons, animações e outros efeitos. • Corrida Olimpica Crie um jogo onde dois personagens apostam corrida. • Esconde-Esconde Crie um jogo de esconde-esconde e desafie seus amigos a jogar. • Pong Projete e programe um jogo no estilo pong, e desafie seus amigos a jogar. • Coisas Favoritas Crie uma colagem interativa que mostre e fale para as pessoas sobre suas coisas favoritas. • Jogo do personagem voador Projete um jogo para ajudar um personagem a não bater nos obstáculos enquanto voa. Use estas ideias de atividades e exemplos de descrições para ajudá-lo a planejar seu roteiro do Scratch Day.
Atividades colaborativas
Os participantes podem trabalhar em grupos em um projeto colaborativo do Scratch. • Diálogos criativos entre personagens Programe um diálogo entre dois de seus personagens prediletos. • Use uma webcam Use um sensor de vídeo para inserir a si mesmo e outras pessoas em um projeto interativo do Scratch com uma webcam. • Mostre e conte Exiba e explique suas criações favoritas no Scratch, e ensine suas habilidades para o grupo. • Faça uma música Adicione repetições, batidas do Scratch ou suas próprias gravações, transmita para um amigo, e sobreponha as batidas para fazer uma música. Atividades do mundo físico Faça conexões com o mundo físico por meio destas atividades práticas. • MaKey MaKey Transforme itens condutores em teclas, programando o MaKey MaKey com o Scratch. Crie jogos, instrumentos ou desenhos interativos. • Reação em cadeia WeDo Crie uma reação em cadeia ao estilo Rube Goldberg usando extensões do Scratch para programar um LEGO WeDo.
Facilitação
Faça perguntas ao invés de dar respostas Pode sertentadordarrespostas imediatamente às perguntas.Mas, se possível,ao invésdisso,faça perguntas, de maneira que os alunospossamchegar a suaspróprias respostas.Pode ser algo simples, como “Você pode me explicaro que seuprograma faz? Oque você querque ele faça?”. Construa relações de confiança O aprendizado é um processo social. Conheça seus alunos e ajude-os a conhecer você. Para aprender coisas novas, os alunos precisam estar abertos e vulneráveis. E estar ao lado de pessoas que eles conhecem e confiam pode facilitar o processo. Use termos técnicos com cuidado Fique atento às palavras que você usa. Evite usar jargões. Se tiver que usá-los, use-os como uma oportunidade de aprendizado, explicando os jargões. Incentive a exploração, a experimentação e a coragem para enfrentar desafios Aos poucos, incentive os participantes a saírem de suas zonas de conforto e experimentarem novas atividades, conceitos e projetos. O entusiasmo legítimo nos leva além Às vezes, os alunos, especialmente os iniciantes, podem se sentir inseguros com relação a seus projetos. O incentivo ou estímulo pode ajudá-los a se sentirem bem em relação a seu trabalho e em seus próximos passos. Useestas dicas do facilitadorpara ajudara orientar os participantesem seu Scratch Day. Imagine Planeje Organize Compartilhe Publique Seja um elo de ligação Na oficina, aproxime os alunos com interesses parecidos e coloque-os em contato com recursos relevantes. Coloque-se na posição deles Tenha empatia com os alunos para compreender melhor suas motivações e ações. Traga à tona os interesses deles Às vezes, pode levar tempo até que uma pessoa saiba o que ela quer fazer. Crie um ambiente aberto a vários interesses. Faça perguntas como “o que você gosta de fazer?”. Pegue nas ferramentas só em último caso É tentador pegar no mouse, mas tente descrever as etapas ao invés de fazê-las para os alunos. Se você tiver que usar as ferramentas, depois de mostrar e guiar os alunos pelas etapas, deixe-os tentar novamente sozinhos. Erros e falhas são bem-vindos Ao invés de evitar os erros, incentive os alunos a ficarem abertos a eles. À medida que você dá suporte a eles em seus trabalhos, ajude-os a ver o que eles estão aprendendo durante o processo.
